Auto Uai Blog
História da Evolução da Picape

Com a necessidade de ter veículos para o transporte de pessoas e cargas, a história das primeiras picapes está ligada aos primeiros carros que apareceram nos Estados Unidos. Os lendários Ford T e Ford A foram a base para a realização dessas transformações, nas quais a traseira do carro se tornou uma plataforma de cargas.


Os irmãos John e Horace Dodge, responsáveis ??pela mecânica do primeiro Ford T, construíram um primeiro caminhão que, em 1918, batizaram com o nome de Dodge Brothers de 1 tonelada. Ele tinha um motor de 4 cilindros e chegou aos 35 hp de potência.
Em 1929, a Chevrolet fez o primeiro salto com um caminhão de seis cilindros em linha de 65 hp. A resposta da Ford chegou em 1932 com um V8 de benefícios semelhantes, e um ano depois, em 1933, a Dodge motorizou seu alcance com seis cilindros.
Em 1950, a Chevrolet lançou o modelo 3.800, um de seis cilindros e 90 cv, que introduziu a mudança sincronizada para evitar que o usuário fizesse a manobra de dupla embreagem. Este período do pós-guerra foi destacado pela evolução do design com melhorias no nível de habitabilidade e conforto, a pedido dos próprios usuários. Desta forma, em 1954, a Chevrolet colocou no mercado o 3.800, de 112 cv e câmbio automático Hydramatic como opção.
Em 1954 apareceu a Série C, a primeira picape V8 Dodge, alcançado em versão carburador corpo duplo, a 172 hp. Nessa mesma década, a Datsun (Nissan) lançou sua picape de 1.000 cc e 37 hp.
Pouco a pouco fabricantes como GMC, Isuzu, Toyota, Nissan e Mitsubish adicionaram modelos de picape, diesel ou gasolina, à sua gama.
Uma das principais razões para o não crescimento do mercado de picapes foi o fato de caminhões leves estarem transitando no mesmo lugar que os veículos industriais, por isso, esses modelos apresentavam algumas limitações. Mas a legislação mudou e agora as picapes são consideradas "carros". O que não muda é a consideração de veículos industriais para fins legais. Dessa forma, eles terão que continuar passando pela inspeção técnica veicular (ITV) com a mesma periodicidade e manterão a mesma carga tributária atual. Essa mudança na legislação incentivou as vendas do segmento com um grande número de modelos para escolher.


As picapes evoluíram muito nos últimos 100 anos. Desde o início, pessoas de todas as classes sociais descobriram que caminhonetes são úteis e agradáveis de dirigir. Os modelos atuais variam de estritamente utilitários à modelos luxuosos exagerados com cabines estendidas, interiores em couro e sistemas de navegação de última geração.


Recentemente Elon Musk, co-fundador e CEO da Tesla, mundialmente famosa fabricante de carros elétricos, declarou que eles estão fabricando sua própria linha de picapes elétricas.
Com o caminhão do futuro não tão distante, os apaixonados por caminhonetes têm muito a se entusiasmar.
 

ebook

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *
Assine nossa newsletter
CONTATO
(35) 3021-3060
atendimento@autouai.com.br