Picape Flex ou Diesel - Comparativo!

Quais são as considerações ao decidir entre uma picape movida a diesel ou uma a gasolina? Quais os prós e contras? Cada um oferece vantagens e limitações. A questão é determinar exatamente como a picape será usada e, em seguida, selecionar o tipo de motor que atinge o equilíbrio correto entre desempenho, eficiência e orçamento.
No Brasil, os únicos veículos autorizados a trafegarem com motor a diesel são aqueles com capacidade de transporte superior a 1000 kg.
Vamos analisar suas vantagens?
 

Eficiência de Combustível
Vantagem: Diesel

Automóveis movidos a diesel rodam grande quilometragem. Eles normalmente fornecem 25 a 30% melhor economia de combustível do que os motores a gasolina de desempenho similar. O diesel também pode oferecer tanto ou mais economia de combustível do que os híbridos gasolina-elétrico tradicionais, dependendo dos modelos, isso porque é um dos combustíveis mais eficientes e energeticamente densos disponíveis atualmente, e por conter mais energia utilizável que a gasolina, proporciona, também, melhor economia na hora de andar.


Custo de Manutenção
Vantagem: Gasolina

Com o tempo, a manutenção regular em um veículo movido a diesel geralmente custará mais do que um motor a gasolina. O motor a diesel tem componentes que não são encontrados em um motor a gasolina e requer manutenção com mais frequência. O reservatório de óleo é maior em um motor a diesel e o separador de água e filtros de combustível precisarão de substituição com mais frequência. Os motores a gasolina têm intervalos de manutenção mais longos comparados aos motores a diesel.


Conservação do Motor
Vantagem: Diesel

Os motores a diesel têm altas taxas de compressão e alta pressão do cilindro e, como resultado, exigem peças de motores mais resistentes - por exemplo, cabeçotes de bloco e cilindros, válvulas, virabrequim e pistões. Isso é necessário para eliminar as temperaturas e as taxas de compressão mais altas alcançadas em um motor a diesel. Além disso, o sistema de exaustão de um motor a diesel sobreviverá a um sistema de escapamento de motores a gasolina porque o escapamento de combustível a diesel não é tão corrosivo quanto o escapamento de motores a gasolina.


Reboque
Vantagem: Diesel

O motor a diesel é uma opção mais adequada se a capacidade de reboque for crítica para a sua operação. A vantagem de torque dos motores a diesel é mais adequada para elevar cargas pesadas em rampas íngremes. A taxa de compactação relativamente alta necessária para acender o diesel permite que o motor gere todo o seu torque e potência a uma rpm mais baixa.
Embora apropriado para certas demandas, usar uma picape movida a gasolina para reboque pesado, na maioria dos casos resultará em uma redução significativa na vida útil do motor e no aumento do consumo de combustível.


Revenda
Vantagem: Diesel

O mercado percebe que um caminhão movido a diesel tem muito mais vida útil do que um caminhão movido a gasolina. E, portanto, o diesel tem um preço mais alto.

Impacto Ambiental
Vantagem: Comparável

Qual é a diferença entre gasolina e diesel em termos de impacto ambiental? Qual produz menos emissões? Historicamente, o diesel luta com isso. Ele teve maior emissão em termos de partículas e NOx (óxido de nitrogênio). Com a mais recente rodada de regulamentações, as diferenças entre gasolina e diesel são praticamente inexistentes. Ambas as emissões são praticamente as mesmas desde que os requisitos de emissões de diesel foram implementados.

No geral, os dois motores têm seus pontos fortes e fracos. Geralmente, se você vai manter seu carro para percorrer caminhos mais longos, opte pelo diesel, pois ele se mostra mais eficiente no custo do combustível e tem um valor de revenda mais alto. No entanto, se danificado, os reparos de seu motor podem facilmente colocar um buraco no seu bolso.

 

Se você tem planos para trocar de carro em um período de curto prazo, prefira gasolina, pois é mais barato possuir e manter.

 

 
ebook

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *
Assine nossa newsletter
CONTATO
(35) 3021-3060
atendimento@autouai.com.br