A incrível história do carro mais popular do mundo!

Não sabemos se ele é ou não o carro mais vendido da história, mas de uma coisa podemos afirmar: o fusca é o carro mais querido em todo mundo! Tanto que ele é o único carro que tem uma data especial para sua celebração - o dia 22 de junho.

Definido em 1995, o Dia Mundial do Fusca é comemorado em muitos países graças ao trabalho de Alexander Gromow, autor do livro Eu Amo Fusca, que propôs a criação no dia do encontro dos melhores fuscas antigos na Alemanha, em 1991. No Brasil o dia 20 de janeiro foi escolhido para comemorar o Dia Nacional do Fusca. 

Com motores de 1200, 1300, 1500 e 1600 cilindradas essa máquina conquistou mais de 150 países, e durante mais de 70 anos de produção foram fabricados mais de 20 milhões de unidades do fusca. 

Símbolo do desenvolvimento industrial e econômico, sua forma e detalhes inconfundíveis determinaram uma relação de confiança e afeto entre seus proprietários.

Pisando um pouco mais fundo na história do carro mais famoso do mundo, vamos conhecer as modificações sofridas ao longo de todos esses anos.

Tendo sua origem na década de 30, o fusca foi desenvolvido na Alemanha pelo engenheiro austríaco Ferdinand Porsche. Sua intenção era fazer um carro popular e, assim sendo, criou o Beetle - que traduzido para o português significa besouro.

O carro do povo foi projetado para ser o carro dos trabalhadores alemães e recebeu o nome de Volkswagen. Uma curiosidade é que o nome Fusca veio da dificuldade dos brasileiros da época ao falarem “Volkswagen”, chamado antes de Volks. Mas ao pronunciar as pessoas trocavam o V pelo F, e assim, Volkswagen se transformou em Volks, que virou Folks e, finalmente, Fusca. Ao que tudo indica, o conceito Volkswagen - carro do povo - era de Joseph Ganz. Ele era um engenheiro automobilístico e jornalista alemão. Hitler teria se apropriado e atribuído o conceito à Porsche, mas esse é mais um mistério que rodeia a história do fusca.

Porsche assinou um contrato com a associação alemã da indústria automobilística em 1934 e em 1940 o projeto saiu do papel e a produção do “carrinho” que iria entrar para a história da humanidade começou a ser feita. Com o passar dos anos, foram sendo implantados novos avanços tecnológicos como: vidro traseiro bipartido, novos freios, isolamento acústico, termostato, painel e rodas.

No começo dos anos 50, na pequena fábrica da Rua do Manifesto, no bairro do Ipiranga, em São Paulo, foram montados mais de 2 mil fuscas e em 18 de novembro de 1959 foi inaugurada oficialmente a primeira fábrica da Volkswagen fora da Alemanha, a Anchieta. 3,1 milhões de “fusquinhas” foram paras as ruas, liderando o mercado por mais de 20 anos consecutivos.

Beetle, Besouro, Volkswagen Sedan, Novo Fusca, Fusquinha, Carocha, Fuca, Herbie ou simplesmente Fusca foi por muito tempo o carro mais famoso do mundo e o mais popular do seu tempo. O simpático carrinho que saiu de fabricação em 1996 continua sendo muito querido por milhares de pessoas pelo custo benefício, manutenção e simpatia. É muito fácil encontrar peças para fusca, na maioria das vezes, as peças são baratas e a manutenção é muito simples. Pequenos reparos podem ser feitos pelo próprio proprietário - embora nós da Auto Uai sempre recomendemos a contratação de um profissional especializado. Outro ponto de destaque do Fuscaé o fato de ser um carro muito resistente.

Quem dirige um Fusca não dirige um carro, dirige uma lenda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *
Assine nossa newsletter
CONTATO
(35) 3021-3060
atendimento@autouai.com.br