Motor a diesel: Saiba tudo o que muda em sua picape só pelo combustível

Entender como funciona a sua picape é fundamental para ter grandes experiências. Mas você sabe como funciona um motor a diesel?
 
O diesel é um combustível produzido exclusivamente para suprir as necessidades de veículos de grande porte, que exigem mais força e estabilidade – a sua picape, carros 4x4, ônibus, caminhões e até grandes embarcações.
 
Potência vs Desempenho
 
Produzido para enfrentar longas distancias e trechos de estrada mais difíceis, o motor a diesel é mais robusto. Ele é composto por um pistão mais longo e, devido sua capacidade ser maior e a pressão gerada pela combustão do diesel serem mais fortes, ele possui mais torque.
 
Um motor maior gera mais força, logo consegue puxar muito peso. Isso significa que capacidade de movimentar veículos pesados, ou com cargas, com maior facilidade sem que o peso gere alterações no consumo ou no desempenho.
 
A potência é resultado do torque disponível e da rotação, ou seja, a capacidade de aceleração. O motor a diesel apresenta vantagem de torque em baixas e médias rotações, o que traz um desempenho muito superior no perímetro urbano se comparado ao veículo a gasolina.
 
Velocidade
 
No motor a diesel a combustão ocorre quando o combustível entra em contato com o ar em alta temperatura, o que implica em força e pouca velocidade.
 
Já o motor a gasolina proporciona ao veículo uma aceleração maior devido ao combustível ser menos volátil. A combustão acontece por meio de uma faísca produzida pela vela de ignição, quanto mais calor mais rápido.
 
O que isso muda no consumo?
 
A combustão em motores a diesel acontece na medida em que o combustível entra em contato com o ar quente, oferecendo o rendimento total do combustível. Somado a isso, temos a excelente performance em baixas velocidades, que faz com que eles sejam mais econômicos.
 
Em contrapartida, o motor a gasolina consome mais, já que a velocidade é concedida combustão rápida, o que faz com que ele consuma mais.
 
Também existe uma diferença em relação ao preço dos combustíveis. O Brasil tem uma frota pequena de veículos a diesel se comparado a veículos com motor a gasolina. Por ser um combustível utilizado por veículos de grande porte, muitas vezes responsáveis por transporte de cargas, como ônibus e caminhões, o diesel acaba por ser mais barato que gasolina.
 
Economia
 
Veículos a diesel são mais caros, consequentemente os custos com manutenção e peças são mais altos. No entanto, por serem de grande porte, produzidos para percorrer longas distâncias diárias, são produzidos para serem resistentes. O custo elevado na compra e na manutenção, comparado aos modelos flex e a gasolina, compensa em durabilidade.
 
Modelos a gasolina tem o preço de compra menor, custo de manutenção e peças mais baixos, apesar disso, é um veículo mais frágil, ou seja, as idas ao mecânico são mais frequentes.
 
Compartilhe com a gente a sua experiência com o motor da sua picape. Não importa qual caminhonete você tenha, seja diesel ou gasolina, na Auto Uai você encontra mais de 18 mil peças de qualidade que vão fazer a diferença na hora da manutenção do seu veículo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *
Assine nossa newsletter
CONTATO
(35) 3021-3060
atendimento@autouai.com.br