Freios de carro: Saiba tudo sobre eles para evitar problemas.

Você sabia que existem diferentes sistemas de freio? Ele é um dos componentes vitais do seu carro e, devido sua importância para a segurança, é um dos itens que mais sofrem melhorias com os avanços tecnológicos.

A evolução dos componentes e o desenvolvimento de sistemas eletrônicos tem buscado melhorar a eficiência dos freios, diminuindo, e muito, os riscos de acidentes no trânsito. Entender sobre o funcionamento pode te ajudar a evitar problemas com o seu veículo. Pensando nisso, trouxemos algumas informações importantes a respeito desse componente fundamental.

Como funciona cada tipo de freio e seus principais componentes

Freio a tambor

Em 1902 surgia o freio a tambor, invenção de Louis Renault. A modernização exigia um sistema de frenagem mais eficaz, já que os carros estavam ficando cada vez mais velozes.

O freio a tambor é hidráulico: quando o pedal é acionado, o fluido transmite a pressão ao cilindro, que contém os pistões, fazendo com que as lonas, presas as sapatas, sejam empurradas contra o tambor, que gira juntamente com as rodas, produzindo atrito e causando a desaceleração do veículo.

Componentes: tambor, sapatas, pistões e molas de retorno.

Freio a disco

O sistema a disco também é do tipo hidráulico e substitui o tambor por um disco de cerâmica. Nesse sistema de frenagem quando o pedal é pressionado pelo motorista é gerada uma pressão hidráulica que causa o atrito das pastilhas com o disco. Esse atrito produz a força necessária para reduzir a velocidade da roda.

Componentes: cilindro-mestre, responsável pela distribuição do fluído no circuito hidráulico, mangueiras flexíveis e tubos de metais pelos quais circulam o fluído, cilindros de roda, pistões e pastilhas.

Freio ABS

Obrigatório em veículos fabricados a partir do ano de 2014, na verdade, O ABS não é um tipo de freio, e sim, um sistema eletrônico complementar ao freio convencional, composto por sensores de velocidade, bomba, válvulas e unidade controladora.

E já que falamos sobre o ABS, vamos explicar melhor como funcionam esses sistemas eletrônicos presente nos veículos mais atuais. Essas novas tecnologias são chamadas de sistemas embarcados e atuam juntamente ao sistema de freios garantindo uma melhor segurança. São eles: O ABS, o EBD e o ESC.

Entenda como funcionam os sistemas embarcados:

O ABS (Anti-lock Braking System), também conhecido como sistema de antitravamento, é um sistema embutido que atua junto com o freio, possibilitando a desaceleração e o controle em manobras rápidas ou imprevistas, evitando a derrapagem.

O EBD (Electronic Brake Distribution), é responsável pela distribuição eletrônica da força de frenagem entre os eixos dianteiro e traseiro, permitindo que essa força seja equilibrada, podendo atuar juntamente com o ABS.

Já o ESC (Electronic Stability Control), controle eletrônico de estabilidade, funciona através de sensores que ajudam a manter a estabilidade e a trajetória do carro em situações de curvas fechadas ou desvios repentinos.

Quando fazer manutenção?

Cada montadora tem uma recomendação específica sobre quando realizar a manutenção dos componentes do sistema de freio. Alguns itens como o fluido têm prazo de validade, outros, como as pastilhas, se desgastam conforme a utilização. Consulte a periodicidade de troca desses componentes no Manual do Proprietário e fique atento ao funcionamento.

Como saber se há algum problema?

Ruídos excessivos, pedal baixo ou enrijecido, dificuldades na frenagem do veículo ou trepidação no volante, são sinais de problemas com os freios. Se identificar algum desses problemas, busque uma oficina de sua confiança o mais rápido possível para fazer uma inspeção, verifique todos os componentes e faça testes.

Para manter a sua segurança é importante que você busque sempre por peças de qualidade e mantenha a manutenção sempre em dia, evitando problemas e aumentando a vida útil do seu veículo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *
Assine nossa newsletter
CONTATO
(35) 3021-3060
atendimento@autouai.com.br