Você já tem sua CNH Digital? Veja o que muda.

Você é aquele tipo de pessoa que vive esquecendo sua carteira de motorista em casa? Nada mais desagradável que lembrar e ter que voltar para buscar, não é mesmo? Se você é uma dessas pessoas ou se você adora uma praticidade temos uma ótima notícia: agora é possível ter a CNH no celular! E como o assunto ainda é novidade, resolvemos esclarecer as dúvidas mais frequentes dos motoristas. Confira!

Como ela funciona?

O documento pode ser gerado através do aplicativo CNH Digital disponibilizado para os sistemas de celulares Android e IOS. Depois do cadastro aparecerá na tela do celular todas as informações contidas na CNH impressa, como foto, número do documento, validade, etc. Além disso, o aplicativo faz a consulta da pontuação e também alerta quando o vencimento da habilitação está próximo. Porém, é importante informar que só conseguirá gerar a CNH Digital quem tiver no documento impresso o QR-Code - um código de segurança impresso nas carteiras emitidas desde maio de 2017. 

Quais estados ela é aceita e qual o valor para adquiri-la?

Todos os estados já aderiram a CNH Digital como documento e, segundo o Detran, não há custo. 

Minha carteira de motorista não possui QR-Code, o que faço?

As pessoas que ainda não possuem QR-Code em sua CNH física deverão solicitar a 2º via ou fazer a renovação (se a data de vencimento do documento estiver próxima). Caso for preciso alterar algum dado no documento, o solicitante deverá informar o DETRAN.

Ela é válida como documento oficial?

Sim, a CNH Digital já é aceita como documento oficial e pode ser apresentada em blitz de trânsito, e em outras situações em que for solicitado um documento com foto.

A carteira de motorista física não será mais emitida?

A CNH impressa continuará sendo emitida normalmente, o que muda é que o motorista poderá optar por portar apenas o documento digital. É interessante frisar que não será necessário o uso da internet para ter acesso a CNH Digital, apenas será solicitada a senha elaborada durante o cadastro.

Perdi meu celular ou fui roubado, quais procedimentos devo tomar?

Mesmo que o aplicativo seja extremamente seguro e que solicite a senha para ter acesso ao documento, em casos de furto ou perda do aparelho, o portador do documento deverá bloquear a CNH Digital no portal do DETRAN pela internet.

Como faço para ter a minha CNH Digital?

Segundo as informações extraídas diretamente do site do DETRAN, o interessado em obter o documento digital deverá seguir os seguintes passos:

  1. Realizar o cadastro no site do DETRAN;
  2. Baixar o aplicativo “Carteira Digital de Trânsito” no celular através da Play Store ou App Store;
  3. Acessar a CNH no celular. Durante o primeiro acesso serão solicitados o CPF, a senha cadastrada no site e também será pedido um código PIN. Depois da identificação dessas informações, o documento poderá ser visualizado na tela do celular.

Gostou da novidade? Compartilhe com os amigos e continue acompanhando nosso blog, estamos sempre trazendo muitas informações em primeira mão para você!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *
Assine nossa newsletter
CONTATO
(35) 3021-3060
atendimento@autouai.com.br