Auto Uai Blog
Bateria: Qual sua vida útil e como saber a hora de trocar?

Sabe aquela situação de quando estamos no meio do nada e a bateria do carro acaba? E quando estamos com pressa e ele não liga? Ninguém merece, não é mesmo? Todos estes acontecimentos que aparecem devido a problemas e falhas na bateria é algo comum e que ocorre com inúmeras pessoas. No entanto, como a ajuda nestes momentos pode demorar, separamos informações importantes sobre a bateria do seu carro, para que você não precise passar por isso nunca mais.

Vida útil...

Primeiramente, é importante saber o que é a bateria e qual a sua função. A bateria é uma fonte de armazenamento de energia para que o carro funcione. Ela fornece toda a energia necessária para o trabalho da parte elétrica do veículo, como dar partida, acender os faróis, ligar o ar-condicionado e até os para-brisas.

Quando o carro está ligado, a bateria é recarregada pelo alternador. Porém, alguns componentes do sistema elétrico, como alarmes e rádios, ainda precisam de energia mesmo com o veículo desligado, o que gera um consumo da carga da bateria. E isso, é o primeiro fator que contribui para reduzir a sua vida útil, pois quanto mais componentes eletrônicos, menos é seu tempo de duração.Contudo, o tempo de durabilidade da bateria também vai variar de acordo com a qualidade, o modo como está sendo utilizada e até com o clima. Por exemplo, em dias nublados, os faróis tendem a ficar acesos, e isso influencia diretamente na sua vida útil. No entanto, segundo especialista, uma bateria de boa qualidade dura em média de três a quatro anos, dependendo do cuidado do motorista.

 

E agora? Como sei a hora certa de trocar?

Para saber o momento certo de trocar a bateria do seu carro por uma nova, é importante que você fique atento aos sinais, pois quando um deles se tornam frequentes, isso significa que é hora de trocar. Para ajudar você na identificação, separamos os indícios mais comuns:

  •  Dificuldade para dar partida no carro;
  • Falhas em algum componente elétrico, como no ar-condicionado/aquecedor, para-    brisa ou luz fraca dos faróis;
  • Oxidação dos terminais da bateria - com isso, o carro não consegue carregar a bateria corretamente, e isto indica que ela pode falhar em breve.
  • Luz do painel indicando que a bateria está acabando.

A atenção para estes sinais é essencial para não ficar na mão em momentos difíceis. Verificou se seu carro está apresentando alguns deles? Não espere ele falhar de vez, escolha uma loja de confiança para garantir que você faça uma boa compra. Nós da Auto Uai oferecemos produtos de qualidade para o bom funcionamento do seu automóvel. Confira em nossa loja!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *
Assine nossa newsletter
CONTATO
(35) 3021-3060
atendimento@autouai.com.br