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Seu carro vai quebrar

Sabemos que não é sempre que paramos para observar nosso carro e garantir que está tudo ok. Na grande maioria das vezes só vamos reparar que algo precisa ser revisado ou trocado quando já está fazendo algum barulho ou no mais extremo, quando o carro para de funcionar. Como uma coisinha pode acabar estragando todo o resto, não espere seu carro quebrar, veja nossas dicas de como evitar essas situações e ainda economizar.

Antes de tudo, você sabe qual o tempo esperado para que se faça revisões? O recomendado é fazer entre períodos de 6 meses, prevenindo problemas e garantindo o bom funcionamento do carro. Porém, no dia a dia, o motorista também deve atentar-se a outras partes do automóvel.

Inicialmente é muito importante que marque a quilometragem pois, os seguintes itens merecem uma atenção depois de um certo km de rodagem. 

- Fluido de freios: 1 vez por ano

As demais peças como discos de freio, pastilhas, tambores e outras que sejam desse sistema devem ser revisados a cada 10 mil km. Não precisamos nem falar o quanto os freios são importantes não é mesmo, vai esperar quebrar?

- Óleo: a cada 10 mil km

O óleo é o grande responsável pela lubrificação do motor, para que ele possa funcionar corretamente, é necessário que esteja limpo e em boas condições. Caso contrário, haverá um desgaste nas partes e formação de crostas que prejudicam o bom funcionamento do motor.

- Sistema de Arrefecimento: a cada 30 mil km

O sistema de arrefecimento é responsável pela regulação da temperatura ideal de funcionamento, é ele que mantém as peças resfriadas para que não derretam. Além da troca do fluido, mantenha também sua atenção nas mangueiras do sistema, pois podem ressecar e ficarem danificadas.

- Filtro de ar: 1 vez por ano

Uma manutenção rápida, fácil e barata, que quando não realizada pode gerar grandes prejuízos. Caso seu filtro de ar esteja danificado, provavelmente, seu motor precisará consumir mais combustível, pois quando o filtro está saturado passa a obstruir a passagem de oxigênio ou então permitir a passagem de partículas para o motor, prejudicando algumas partes dele.

- Filtro de Combustível: entre 10 mil e 15 mil km

Esse filtro precisa estar sempre em ótimo estado, pois é ele que evita a passagem de sujeira do tanque do carro para o motor.

- Alinhamento e balanceamento: no máximo a cada 10 mil km

Manutenção básica para que não haja o desgaste excessivo dos pneus, é possível notar essa necessidade quando o carro não anda em linha reta a não ser que segure o volante.

- Velas: pela data da montadora (entre 15 mil a 100 mil km)

Essas são um grande dilema, pois mesmo danificadas podem apresentar um funcionamento aparentemente normal. É preciso notar alguns “sinais” como a perca de potência, queda do rendimento do motor, aumento do consumo de combustível, entre outros. Isso tudo indica a necessidade da substituição.

 

Depois de todas essas dicas fica mais fácil saber quando seu carro precisa passar na revisão, fique atento aos sinais, evite situações desconfortáveis e o garanta com cara de novo por muito mais tempo.

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