9 dicas de manutenção para o seu carro

Como sabemos, o carro é um bem que nos ajuda muito no dia a dia. Com ele, tudo flui, pois nos ajuda a chegar no horário marcado em menos tempo, levamos crianças para a escola, vamos passear em lugares mais distantes de nossa casa com mais facilidade, transportamos coisas, enfim, estamos tão habituados com todos estes benefícios que nem os notamos. Apenas usufruímos! O grande problema está quando ele resolve nos deixar na mão. Aí complica, não é mesmo?

Isso é normal acontecer, mas, na maioria dos casos, estes contratempos poderiam ser evitados com a famosa manutenção. Ter atenção nisso nos traz mais tranquilidade porque ficamos mais seguros, o veículo terá um melhor desempenho e, por consequência, teremos mais economia. Tendo em vista esses valores, trazemos para você, 9 dicas para ajudar a cuidar daquele que nos auxilia tanto.

1. balanceamento e alinhamento

Alinhar e balancear o carro vai muito além de deixa-lo andando em linha reta, com equilíbrio nas rodas que evitam aquelas vibrações quando começa a andar com velocidade a partir de 60 km. Podemos acrescentar que esses procedimentos garantem que os pneus e as peças que compõem a suspensão fiquem mais duráveis, a estabilidade e a frenagem do carro melhoram, e, ainda, haverá economia de combustível.

2. Rodízio de pneus

O rodízio periódico é importante para que haja um desgaste equilibrado os pneus. Esse tipo de manutenção lhe trará o benefício de não precisar de trocar os pneus com frequência. Além disso, o carro terá mais equilíbrio nas curvas e, como já dissemos, terá mais econômica de combustível.

3. Pastilhas de freio

Recomenda-se que as pastilhas de freio sejam trocadas a cada 5 mil quilômetros. Caso elas não estejam em perfeitas condições, o risco é muito grande. Ao frear o carro, verifique se há algum barulho estranho, pois pode ser que as pastilhas já estejam desgastadas.

4. Palhetas limpadoras

Geralmente, nos lembramos de que precisa trocar as palhetas dos vidros dianteiros e traseiros, quando elas começam a risca-los. Essa ocorrência se dá, logicamente, numa chuva forte para a qual precisamos do equipamento. Aí já viu, né? Elas de desgastam mais no verão por conta do sol. Lembre-se de verificar isso para não ser pego de surpresa.

5. Correia dentada

A maioria dos modelos de carros usa correia dentada. Ela é uma peça que precisa de atenção constante, pois uma quebra com o carro em movimento, o prejuízo pode ser grande porque compromete o cabeçote, as válvulas e os pistões. Então, todo cuidado é pouco. Verifique se no seu carro há a correria dentada.

6. Óleo de motor e filtros

Estão aqui outros componentes que devem ser observados. A falta de nível suficiente do óleo, é prejuízo na certa. Filtro em estado ruim fará o motor ficar entupido por conta das impurezas que vão sendo geradas.

7. Velas

Para que haja o bom funcionamento do motor, as velas devem estar preservadas, pois elas é que fazem a ignição que gera a energia para que o motor continue funcionando. O defeito nelas é silencioso, portanto, verificar a especificação do fabricante é importante.

8. Suspensão

Quer ter estabilidade nas curvas para ter mais segurança? Então, não se esqueça de que molas, amortecedores e braços de suspensão precisam ser verificados em média, a cada 30.000 km.

9. Água do radiador

Semanalmente, confira a água do reservatório responsável pelo arrefecimento do motor. A função dela é não deixar que o motor pegue fogo, literalmente. Para verificá-la é preciso que o carro fique em um lugar plano e que esteja frio. A água deve ficar no indicador do reservatório, entre as marcas de “Min” e “Máx”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *
Assine nossa newsletter
CONTATO
(35) 3021-3060
atendimento@autouai.com.br